Tag - The Book Addiction

By October Moon - janeiro 14, 2020


A Liliana do blog A Liliana Raquel desafiou-me a responder a esta tag, que achei logo uma boa oportunidade para trazer conteúdo diferente para o blog e mais leve do que as habituais reviews.
Posto isto, resta-me apenas dizer que desafio qualquer pessoa que se sinta interessada em responder à tag, e responder às perguntinhas!

1. Qual é o maior espaço de tempo que consegues ficar confortavelmente sem pegar num livro?

Não tenho uma resposta concreta para esta pergunta porque normalmente não reparo muito quanto tempo fico sem ler. Tento ler todos os dias e tornar a leitura num hábito, não por obrigação mas porque considero que seja uma prática saudável. No entanto, inevitavelmente existem períodos em que não tenho tanta disponibilidade e vontade de ler.

2. Quantos livros andam contigo de um lado para o outro ao mesmo tempo?

Em formato físico, nenhum. Não é prático para mim considerando as deslocações que faço ter sempre um livro comigo... Mas, para compensar, sempre que estou sozinha na rua ou nos transportes estou sempre acompanhada de um audiobook ou de um ebook. Em dezembro comecei a utilizar a aplicação Scribd (se quiserem dois meses grátis, basta inscreverem-se por aqui) e desde então comecei a terminar muitas mais livros porque consegui utilizar esse tempo para a leitura.

3. Guardas todos os livros que compras/recebes ou ficas feliz em repassá-los para dar espaço a outros?

Gosto muito de colecionar livros e um dos meus objetivos é, eventualmente, ter uma biblioteca pessoal em casa. Por isso mesmo, raramente me desfaço dos livros que leio/compro - só mesmo quando o livro não me desperta qualquer tipo de interesse ou quando detestei a leitura do mesmo.

4. Quanto tempo passas numa livraria numa visita normal?

Depende muito do tamanho da livraria e se é ou não a primeira vez que a visito, mas seguramente que se estiver sozinha consigo passar muito mais tempo do que se estiver acompanhada.

5. Quanto tempo por dia passas realmente a ler?

Mais uma vez, depende dos dias e da leitura. Passo muito tempo do meu dia a ler manuais técnicos, artigos e documentos científicos no âmbito da faculdade e do meu trabalho.
Relativamente à leitura por lazer, tento sempre ler pelo menos 30 minutos todos os dias sendo que há dias que leio entre uma a quatro horas, dependendo da vontade e da disponibilidade.

6. Onde é que a tarefa "pegar num livro" aparece na tua lista de tarefas?

Não aparece, de todo, porque não considero a leitura como uma tarefa obrigatória.

7. Quantos livros achas que possuis no total (incluindo ebooks)?

Ebooks não tenho a mínima noção, mas serão umas largas centenas.
Em formato físico, algo entre 150 a 200 livros.

8. Aproximadamente, com que frequência abres livros durante conversas?

Nunca. Se estou a ler, estou a ler e se estou a conversar, estou só a conversar. Acho que seria falta de educação 😅

9. Qual é o maior livro - número de páginas - que conseguiste ler?

Provavelmente o Harry Potter e a Ordem da Fénix ou o primeiro livro de Guerra dos Tronos.

10. Existe um livro que conseguiste ter nas tuas mãos contra todas as probabilidades (ex: pesquisar livrarias, procura online, etc)?

Nunca me aconteceu querer muito um livro e não o encontrar facilmente, por isso, não.

11. Um livro que lutaste para terminar, e que te recusaste a não acabar?

O Eleanor Oliphant is completely fine foi um livro que me deu MUITA luta no início. Não estava a gostar nada da narrativa, não conseguia estabelecer nenhuma ligação com a personagem, enfim... Foi uma mau começo.
Mas fico feliz por ter insistido porque quando passei a estranheza inicial comecei realmente a gostar do livro e acabou por ser uma boa leitura!

12. Quais são três dos teus principais objetivos literários para 2020?

Ler mais clássicos, comprar menos livros (e ler aqueles que já tenho nas estantes) e ler mais autores portugueses.

13. Já tiveste o privilégio de converter alguém em leitor?

Recentemente consegui que a minha mãe voltasse a ler ao fim de muitos anos sem pegar num livro. Agora tem sempre um livrinho na sua mesa de cabeceira e tem-me pedido recomendações, o que me deixa muito feliz!

14. Descreve o que os livros significam para ti em cinco palavras.

Oportunidade de viver mil vidas.

Até ao próximo post!


  • Share:

You Might Also Like

2 comentários

  1. Obrigada por responderes!
    Para mim ler também é um hobby e não uma obrigação.

    Beijinhos

    https://a-lilianaraquel.blogspot.com/

    ResponderEliminar