Zakopane/Morskie Oko - Travel Guide

By October Moon - agosto 19, 2019

Recentemente visitei a Polónia e achei que seria útil condensar toda a informação que adquiri com a minha experiência pessoal para aqueles que possam precisar dela futuramente.

Como tal, aqui fica o relato da minha experiência em Zakopane e alguns conselhos que espero que possam ajudar!

Como chegar

Zakopane


 No meu caso, optei por viajar de autocarro através da companhia Szwagropol, a partir de Cracóvia.
 Optei por esta companhia por ser a que apresentava os preços mais acessíveis (paguei cerca de 40 PLN para viagem de ida e volta) e recomendo imenso, não só pela pontualidade mas também pelo conforto.
 Relativamente ao percurso entre cidades, este demorou cerca de 2h10. No início da rua da estação existe uma placa onde podem encontrar toda a informação necessária como os horários de cada autocarro e o stand em que têm que apanhar o mesmo. Os stands estão identificados com placas numeradas.
 A estação de comboios fica mesmo ao lado da estação de autocarros, o que torna esta opção também muito viável dependendo das preferências de cada um.

Morskie Oko

 Para chegar a Morskie Oko também é muito fácil. Na estação em que o autocarro pára, mais especificamente do outro lado da rua, estão imensos mini-autocarros com sinais a dizer Morskie Oko e ouvirão muitos dos motoristas a chamar pelas pessoas e a gritar "Morskie Oko", não tem como enganar. 
 Optei por apanhar o primeiro da fila porque era o que estava mais pronto para partir de imediato e paguei 10 PLN (só paguei no fim da viagem, à saída do autocarro) mas penso que os preços rondam todos à volta do mesmo.
 Reparei que a partir do meio da tarde, não é tão fácil encontrar este tipo de mini bus mas não sei se é sempre assim ou se esteve relacionado com o mau tempo que estava no dia em que visitei.
 Para voltar para Zakopane é bastante simples, basta sair do parque pelo mesmo sítio em que entraram e no parque de estacionamento encontrarão vários mini-bus com placas a dizer "Zakopane", o preço da viagem ronda na mesma os 10 PLN.

O que fazer

Morskie Oko

 O mini-bus que faz o transporte para Morskie Oko deixa os passageiros à entrada do Tatra National Park - aqui, é necessário pagar 5 PLN para entrar. 
 A partir daí, segue-se uma caminhada de cerca de 2h30 até ao topo do parque onde poderão encontrar Morskie Oko e alguns restaurantes. É necessário fazer o percurso inverso para a entrada do parque novamente, ou seja, no total serão cerca de 5h a andar.
 É também possível fazer esse percurso, tanto de ida como de volta, numa carruagem com cavalos, mas não é de todo uma opção que aconselhe porque todo o percurso é feito a subir e os cavalos fazem-no vezes sem conta durante todo o dia. Ainda assim, ouvi alguns dos turistas que entraram comigo perguntar o preço e disseram que era 30 PLN para subir ou descer.
 A todos os que optem por fazer a caminhada, aconselho vivamente calçado extremamente confortável, que levem consigo uma garrafa de água e um impermeável leve, dependendo das previsões. De relembrar que pelo caminho existem algumas casas de banho e alguns bancos para parar, mas que só no topo vão encontrar instalações que vendam bebidas ou comida.

 

 No meu caso concreto, o clima estava fresco, chuvoso e nublado, e embora isso se tenha traduzido numa temperatura agradável para caminhar, também significou que quando cheguei ao topo não consegui ver a paisagem que tanto esperava devido ao nevoeiro que estava muito denso. Tenham isso em consideração quando escolherem o dia da vossa visita a Morskie Oko.
 O restaurante mesmo em frente à montanha estava apinhado de pessoas, pelo que aconselho que façam a vossa refeição nos cafés que existem mais abaixo (um menu de Zapiekanki custa cerca de 17 PLN). Caso necessitem ir às casas de banho destes cafés, nunca é demais informar que estas são pagas (2 PLN) e não são muito limpas.

Zakopane

 

 Perto do sinal de Zakopane, encontrei uma feirinha de artesanato e gastronomia, que não sei se é permanente ou não. Nesta feirinha aproveitei para provar Serki - o queijo tradicional das montanhas Tatra que é grelhado e servido com compota de arando - uma porção custa 5 PLN e na maioria das barraquinhas, os funcionários não percebiam nem falavam inglês portanto o melhor é mesmo apontar ou mostrar uma foto daquilo que querem.
 A cidade é muito pitoresca e tem edifícios muito bonitos, sendo por isso muito fácil passar a tarde a deambular. Existe também a Krupówki Street onde encontraram a grande maioria do comércio, desde lojas de roupa, cafés, lojas de câmbio a lojinhas de souvenirs espalhadas por toda a parte.

 Estas foram as atividades que consegui condensar num período de 7h, mas estou certa de que existem muitas mais opções. 
 Deixem as vossas experiências nos comentários, para que possam servir de ajuda a quem vai à descoberta!



  • Share:

You Might Also Like

0 comentários