Review - O Silêncio das Águas

By October Moon - outubro 04, 2019












Que livro! Nem sei por onde começar…

Optei por não ler a sinopse antes de começar esta leitura, para evitar criar alguma expectativa ou ideia pré-concebida da mesma, e mal eu sabia a incrível aventura que me esperava.

Gostei muito da escrita da autora, que é bastante fluída e que confere um ritmo viciante à narrativa. Ao longo do livro, o leitor é presenteado com passagens lindas, que rapidamente se tornaram algumas das minhas citações favoritas. Também gostei particularmente do tamanho dos capítulos e do facto da história ser contada sob duas perspetivas diferentes: a da Maggie e a do Brooks – creio que contribuiu para que a empatia que senti por estas personagens fosse ainda maior.

No que diz respeito às personagens em si, acho que dificilmente alguém ficará indiferente ao ler este livro. A verdade é que nos sentimos como se estivéssemos na pele das mesmas, a viver as mesmas dificuldades e as mesmas alegrias.
Todo o livro é um misto de emoções enorme – chorei muito e sorri muito, sobretudo a meio do livro, porque o sentimento que as personagens nutrem umas pelas outras é descrito de uma maneira tão crua e tão genuína, que nos toca verdadeiramente. A par disso, os relatos de trauma e de ataques de pânico/ansiedade transparecem uma sensação muito real.

Criei um afeto enorme pela personagem do Brooks, que me deixou completamente rendida – só lendo este livro é que conseguem perceber porquê. Adorei também o pai da Maggie e gostei que a história incluísse a dinâmica familiar, a sua evolução e as repercussões dos acontecimentos na mesma, ao longo tempo em que se desenrola a narrativa.

Queria muito dar 5 estrelas a este livro, queria mesmo – especialmente porque me fez sentir tanto. Mas creio que avaliação mais justa, são 4,5 estrelas uma vez que a parte mesmo inicial (primeiros dois/três capítulos) não me convenceu totalmente e também porque achei que o final se apressou comparativamente ao ritmo que o resto da história foi apresentando.

Ainda assim, é sem dúvida alguma, uma das minhas leituras preferidas do ano e aconselho vivamente a qualquer leitor que se deixe levar por esta história, que é tão bonita e que tem o poder de nos tocar. 

No que diz respeito ao trabalho da autora, fiquei com vontade de ler tudo o que já publicou e gostaria imenso que as suas outras obras fossem publicadas em Portugal!



(Post em colaboração com Editorial Presença)

  • Share:

You Might Also Like

0 comentários