Review - Conta-me o teu segredo

By October Moon - novembro 16, 2019



"Aconteceu comigo. E sei que contigo também."

"Conta-me o teu Segredo" é o mais recente thriller, em Portugal, da autora Dorothy Koomson e devo começar por dizer que, para mim, este livro não começou da melhor maneira.

De grosso modo, a primeira metade deste livro não foi cativante o suficiente para me prender à história desde início. 
A narrativa arrasta-se demasiado em descrições exaustivas - por vezes até desnecessárias -, o que acaba por quebrar o ritmo mais acelerado que procuro num thriller. Senti também que a autora tenta referir diversas vezes as situações traumáticas pelas quais as personagens principais passaram para que o leitor possa relacionar-se com as mesmas e sentir algum tipo de empatia - este método não resultou particularmente bem comigo, senti que este sentimento me estava a ser impingido indiretamente e, consequentemente, dificultou a minha relação com as personagens.
Outro ponto que não apreciei muito foi a forma como os flashbacks foram feitos: dei por mim a ter a necessidade de criar uma linha cronológica em papel para que pudesse inteirar-me na história com maior facilidade uma vez que me senti várias vezes confusa com a localização temporal de alguns acontecimentos.

Ainda assim, devo dizer que este livro também teve pontos que me agradaram muito, especialmente na segunda metade da história!

De um modo geral, um ponto a favor foi a escrita da autora, que não conhecia, e que gostei bastante: é acessível, clara mas cativante o suficiente, enriquecendo a narrativa com personagens bem construídas (especialmente no que diz respeito ao seu background).
Gostei particularmente do facto de termos várias perspectivas ao longo da história, e do facto das personagens se dirigirem diretamente ao leitor várias vezes, como que em jeito de confissão, aumentando o grau de proximidade.
O plot também foi bem executado, bem desenvolvido e, na minha opinião, surpreendente nas revelações. O final, que fica ligeiramente em aberto, permite que o leitor dê asas à imaginação sem que sinta que foram deixadas "pontas soltas" por resolver ao longo da história.

Ainda que preferisse que este livro tivesse sido mais curto ou que tivesse um desenvolvimento mais rápido, aconselho esta leitura e vou certamente ler mais livros de Dorothy Koomson!

(Post em colaboração com Porto Editora)

  • Share:

You Might Also Like

12 comentários

  1. Post muito completo �� não é bem o meu género de livro por isso acho que não irei ler

    ResponderEliminar
  2. Ouço sempre falar muito bem desta autora e acabei por mandar vir este livro também. Ainda não o li, será o primeiro livro dela e espero gostar... Mas vamos lá ver!!
    Thriller é um género que sempre gostei em filmes e este ano aprendi que em livros também é fantástico, se for bem escrito e souber prender o leitor.
    Gostei do facto de seres honesta quanto ao que não gostaste, és cá das minhas!
    Obrigada pela tua opinião!
    Beijocas ♡

    https://player1reads.blogs.sapo.pt

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Foi mesmo por isso que decidi experimentar, conheço imensa gente que adora os livros desta autora!
      Apesar de não ter gostado de alguns aspetos, acho que vale a pena ler, sobretudo porque não deixa de ser uma história interessante.
      Quanto à honestidade, acho que não fazia sentido ser de outra forma :p

      Beijinhos!

      Eliminar
  3. Eu sou fã da Dorothy, comecei a lê-la andava ainda no secundário e já lá vão uns aninhos. Quando saiu este livro fiquei muito curiosa para ler, agora vou um pouco a medo, mas em breve vou lê-lo!
    Beijinhos

    http://a-lilianaraquel.blogspot.com/

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Não vás a medo, vale a pena na mesma! Pode não ser tão rápido mas é na mesma uma história bem executada.
      Tens alguma recomendação da Dorothy? Gostava de experimentar outro livro dela :)

      Beijinhos!

      Eliminar
  4. Obrigada pela tua opinião honesta! Este livro está na minha wishlist e já tive às duas por três por comprar, mas acabei por não o fazer porque também não curto muito essa cena de enrolar demasiado... Mas pode ser que lhe dê uma oportunidade um dia :p
    Beijinhos ♥

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada eu pelo comentário! Não funcionou tão bem para mim nesse aspeto, mas já vi a opinião de várias pessoas que acharam que este "enrolar" fez com que não conseguissem pousar o livro até chegar ao final. Acho que dependerá muito do tipo de leitora que és :)

      Beijinhos!

      Eliminar
  5. Anda a malta toda a ler este livro, fico cada vez mais curiosa e com vontade de o ler 😍

    Blog : Lila Readings

    ResponderEliminar
  6. Nunca li nada desta autora, mas este título em particular suscitou-me o interesse.
    No entanto, estou a fazer uma pausa de policiais e thrillers, tenho imensos na lista fe espera 😅!

    Vanessa,
    Https://blogdevoradoradelivros.blogspot.com

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eu não costumo ler thrillers nem policiais, mas ultimamente têm chegado alguns cá à estante e acho que estou a começar a gostar mais deste género de livros :)

      Beijinhos!

      Eliminar