Review - Sisters: Laços Infinitos

By October Moon - dezembro 04, 2019


Uma versão moderna do livro ‘As Mulherzinhas’. Adaptação do clássico para o século XXI.

Este livro é inspirado no livro "As Mulherzinhas" e conta-nos a história das irmãs Spring - Meg, Jo, Beth e Amy, sendo que ao longo do livro vamos conhecendo outras personagens como Meredith (a mãe), Frank (o pai) que é um militar em missão no estrangeiro bem como Laurie, John e Shia.

Tenho de começar por referir que nunca li "As Mulherzinhas" pelo que a minha opinião e crítica deste livro, não contemplam esse aspeto da obra.

Posto isto, esta foi a primeira vez que li um livro de Anna Todd e a verdade é que não fiquei particularmente impressionada com a mesma, mas já estava à espera que assim fosse porque já tinha lido alguns excertos dos livros de After (outras obras publicadas pela autora).

Esta é uma leitura que se foca muito na dinâmica familiar e no desenvolvimento das personagens e não tanto num plot específico, por isso não aconselho tanto a quem goste de umas boas reviravoltas na ação!

Alguns dos aspetos que mais gostei neste livro foram:

  •  O facto da autora não tentar retratar uma família perfeita, como muitas vezes encontramos noutras histórias. Aborda assuntos como inclusão social em determinados grupos e creio que este fator acaba por fazer com que o leitor se sinta mais próximo das personagens e se identifique mais rapidamente com as mesmas;
  • É uma leitura leve, contada através de múltiplas perspetivas nomeadamente as das quatro irmãs Spring - isto fez com que a leitura se tornasse mais fluída e, consequentemente, mais rápida;
  • Não querendo dar spoilers, agradou-me particularmente a forma como uma das relações foi desenvolvida ao longo do livro. Isto porque não sentimos que haja "insta love" como tantas vezes encontramos em livros deste género literário, pelo contrário, achei que a evolução foi muito gradual, natural e querida.
Ainda assim, existiram alguns fatores que não gostei tanto e que me fizeram baixar o rating desta leitura:

  • Não gostei muito das irmãs Spring - não consegui suportar a Amy, acho que é uma personagem intragável;
  • Senti que assuntos como a ansiedade e a cultura de slut-shaming não foram abordados convenientemente ao longo do livro, muitas vezes desvalorizando certas situações que teriam o potencial de servir como alertas ou mesmo aprendizagens;
De um modo geral, acho que falta qualquer coisa a este livro, algum elemento extra na história que acrescente interesse e conteúdo. 
Não considero, de todo, uma leitura memorável mas também não é um livro mau - para mim fica naquela categoria que "nem aquece nem arrefece". 

Ainda assim, para quem gosta daquelas leituras levezinhas e rápidas e não está à espera de grandes reviravoltas e revelações, recomendo este livro :)

(Post em colaboração com Editorial Presença)

  • Share:

You Might Also Like

5 comentários

  1. Que interessante. Estou com o Mulherzinhas na minha estante para ler esse mês. Muito bacana um livro com essa mirada. Deve ser muito envolvente.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Depois de ler este fiquei com uma certa curiosidade de ler Mulherzinhas, mas não creio que agora seja a altura certa para o fazer :/

      Eliminar
  2. Fiquei bastante curiosa com este livro. Já li as "Mulherzinhas" e gostei muito.

    ResponderEliminar
  3. Bom , não li a tua opinião porque tenho o livro cá em casa e não quero ler opiniões sobre ele antes de ler ahah

    ResponderEliminar
  4. Tenho este livro para ler na estante, quero ver se o leio em breve.
    Também nunca li as "Mulherzinhas", acho que apenas li uma versão de livro infantil, mas já nem tenho a certeza se estou a fazer confusão!
    beijinhos

    ResponderEliminar