Review - As Gémeas de Auschwitz

By October Moon - novembro 21, 2019


"Uma história notável de fé, sobrevivência e coragem."

Tenho sempre muita dificuldade em avaliar quantitativamente um livro que relata a vida de alguém quando este é escrito pela própria pessoa. A essa dificuldade que já existia, acresce o facto deste livro abordar um tema que me choca tanto e que é sempre difícil de digerir: o Holocausto.

Este livro conta a história de Eva e da sua irmã gémea, que foram submetidas a inúmeras barbaridades pelas mãos dos nazis e, particularmente, pelo Dr. Mengele - também conhecido como o Anjo da Morte por ser um dos principais responsáveis na escolha do destino dos judeus que chegavam a Auschwitz.

Fiquei particularmente interessada neste livro por abordar uma perspetiva diferente da habitual e por tocar em assuntos como as experiências que eram feitas com os gémeos e quais as condições em que viviam, que por sua vez eram ligeiramente diferentes (ainda que totalmente desumanas) das restantes crianças em Auschwitz.
É um livro bastante curto, com uma escrita muito simples, sem grandes floreados mas que abordou pontos-chave muitíssimo importantes para mim: o antes, o durante e o depois de Auschwitz. E acima de tudo, fê-lo de uma forma que me agradou muito enquanto leitora.

Apesar deste tópico ser extremamente pesado, penso que este livro não deixa de ser uma mensagem de esperança na medida em que nos transmite um testemunho de resiliência, de força para lá da imaginável e acima de tudo do quanto é importante agarrarmos-nos com unhas e dentes à vontade de (sobre)viver independentemente das condições em que nos encontramos.

Aconselho muito este livro, a qualquer pessoa. 
É extremamente importante conhecer a história, e nos lembrarmos que infelizmente eventos como este aconteceram, e que não podem, nunca mais, voltar a acontecer.

(Post em colaboração com Alma dos Livros)

  • Share:

You Might Also Like

7 comentários

  1. Tenho esse livro na estante para ler...acho que vai ser muito interessante.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É muito interessante, apesar de ser sempre um tópico difícil de ler.

      Eliminar
  2. Parece super interessante! Mais um para a lista :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É mesmo! A minha mãe não lia há anos e este foi o livro que fez com que o bichinho da leitura voltasse a despertar, acho que já diz tudo! :)

      Eliminar
  3. Nossa que interessante. Esse é um livro que está na minha lista. Me incentivou a iniciar o quanto antes.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Fico contente por te ter incentivado a ler brevemente! Acho que todas as pessoas deveriam ler mais sobre este assunto, para que nunca seja esquecido.

      Eliminar
  4. Tenho-o para ler, mas confesso que é um tema que não me puxa muito para ler...

    ResponderEliminar