Recomendações - Autores Portugueses

By October Moon - abril 06, 2020

Há cerca de um ano, quando me comecei a dedicar mais seriamente às leituras e a ficar mais consciente daquilo que lia, percebi que existia uma grande ausência de autores portugueses nas minhas estantes, o que rapidamente me levou à conclusão de que isso tinha de mudar.
Desde então tenho apostado mais na literatura portuguesa e decidi, por isso, trazer-vos algumas recomendações de autores que embora só tenha ainda lido uma obra, vou querer ler mais!

Falar de fantasia portuguesa e não falar de Sandra Carvalho não faria sentido.



A autora dedica-se à escrita de obras de fantasia e já conta com 12 publicações, entre as quais a Saga das Pedras Mágicas (com 8 livros), a trilogia d'As Crónicas da Terra e do Mar e o seu único stand-alone - A Noite do Caçador, que já conta com post de opinião aqui no blog.
Este último foi a minha introdução à sua escrita e fiquei muito curiosa para ler as restantes obras especialmente porque a capacidade da autora no que diz respeito à construção do mundo fantástico é muito cativante, e esse é um dos pontos que mais aprecio num bom livro de fantasia.
Para além disso, a Sandra é uma pessoa muito simpática (como podem confirmar pela entrevista que tive oportunidade de fazer) e que merece todo o apoio da comunidade literária!

No género de ficção/romance existem dois autores portugueses que, em particular, me conquistaram enquanto leitora, e são eles João Tordo e Afonso Cruz.



De João Tordo, um autor que conta com várias publicações, apenas tive a oportunidade de ler A Mulher que Correu Atrás do Vento - que foi, inclusivamente, um dos meus livros preferidos de 2019 - e fiquei fascinada com a complexidade das histórias que o mesmo é capaz de construir e da profundidade que confere às personagens, permitindo que se crie a fundamental empatia entre o leitor e a narração. Escusado será dizer que, entretanto, já outros livros do autor vieram parar cá a casa e aguardam pacientemente para ser lidos! 



De Afonso Cruz, li O Princípio de Karenina um livro muito peculiar e interessante. Na minha opinião, o talento de um autor pode ser medido na capacidade que este tem de desenvolver uma história cativante e relevante, tanto num livro extenso como num livro curto. Este é o caso que confirmou a minha teoria.
O Princípio de Karenina é um livro pequenino mas tão complexo, que não senti que tenha ficado alguma ponta solta por atar; para além disso, nutri a mesma afeição pelas personagens como se as tivesse acompanhado ao longo de muitas páginas. Como cereja no topo do bolo, temos a forma como o autor escreve que é das mais bonitas que já li. Aconselho vivamente!


Quero muito continuar a conhecer e apoiar mais autores portugueses, por isso, deixem, por favor, as vossas recomendações nos comentários! ❤

Até breve,



  • Share:

You Might Also Like

0 comentários