Review - A Cozinheira de Castamar

By October Moon - abril 02, 2020



Rating⭐⭐⭐⭐.5 estrelas
Autor: Fernando J. Múñez
Editora: Porto Editora
Onde comprar: Wook | Bertrand

Este livro apareceu no momento certo para mim! Já queria ler um romance histórico há algum tempo e fiquei muito satisfeita que este tenha sido o livro que escolhi para esse efeito.


Este é um romance recheado de intrigas da sociedade espanhola do século XVIII, onde somos confrontados com contrastes sociais muito fortes desde muito cedo na história. Ao longo da narrativa, fui completamente absorvida por todos os jogos de interesse, os segredos, as conspirações e as relações que vão sendo desenvolvidas e, adorei que assim fosse.



Apesar de estarmos presente uma sociedade altamente machista, homofóbica e em que a escravatura ainda prevalece, o autor criou personagens que abordam estes temas de uma maneira muito avançada e liberal considerando a época em que se encontram e isto funcionou como uma lufada de ar fresco para mim.



É um livro denso, altamente descritivo e com um desenvolvimento lento mas que na minha opinião, se adequa completamente àquilo que a obra pretende ser e transmitir. Senti que este ritmo mais pausado permitiu que eu criasse uma empatia muito forte por algumas personagens e abominasse completamente outras. O autor tem uma capacidade incrível de despertar emoções e sentimentos fortes, e é dada relevância a todas as personagens, mesmo as secundárias. Adoraria ver esta história adaptada em formato de série, sinto que tem imenso potencial!



Para além disso, outro fator que me cativou imenso foi o quão estimulante esta leitura foi. Existem descrições soberbas de odores e sabores, para além dos relatos visuais que mais vulgarmente encontramos. Este elemento sensorial não é algo que encontre com muita frequência nas minhas leituras e conferiu um ambiente diferente ao livro, que tanto apreciei. (Boa sorte a tentarem não ficar com fome enquanto estão a ler algumas passagens!)



Gostei do facto de ter sido surpreendida com o desfecho de algumas personagens, que não foi aquele que eu esperava.. Posto isto, resta-me dizer que esta não é uma leitura leve nem rápida mas é certamente uma que deixará o leitor agarrado e investido em saber mais sobre a vida das personagens e o desenrolar desta história! 
É a leitura ideal para os apreciadores de romances históricos 💖

Até breve,


  • Share:

You Might Also Like

1 comentários

  1. Tenho curiosidade em ler este livro, contudo tenho sempre algum receio de o comprar pois vários leitores comentaram o desenvolvimento lento da história,assim como referiste também. XD
    Obrigada pela publicação!! Muitos beijinhos ;)

    https://little-cherry-wine.blogspot.com/

    ResponderEliminar