Review: António Variações - Uma Biografia de Bruno Horta e Helena Morais Soares
By October Moon - outubro 27, 2020
Uma promessa de que António Variações é visto sob uma luz diferente, desligada do retrato habitual de um artista "à frente do seu tempo" de que costuma ser alvo. É assim que a nova biografia publicada em setembro pela Gosto de Ler, com texto de Bruno Horta e ilustrações de Helena Morais Soares se deu a conhecer.
Sinopse:
"Viveu sozinho, à sua maneira, muito incompreendido, se é que ele próprio se compreendeu. Exigente e dono da razão, exótico, louco, apontado, foi até ao fim o mesmo miúdo que chegou a Lisboa sem nada, que falava baixinho e tinha vergonha e por isso desejou tantas vezes regressar à origem: "Adeus que me embora vou/ Vou daqui prà minha terra/ Que eu desta terra não sou"."
Diz-se que António Variações era um artista à frente do seu tempo. Que era talvez demasiado moderno para um Portugal ainda tão cinzento e conservador, um país cujas aldeias perdidas no interior tinham parado no tempo e não tinham espaço para espíritos inquietos como o de António Joaquim Rodrigues Ribeiro.
Variações, que assim decidiu chamar-se, fez-se sozinho. E quando conseguiu aquilo que sempre sonhou, quando todos na rua o cumprimentavam, quando a sua música explodiu nas rádios, morreu. Demasiado cedo, dizemos todos. Mas mesmo com pouco tempo de vida e música, deixou-nos a todos um legado único e extraordinário que ainda hoje inspira tantos músicos e artistas portugueses. Este livro é resultado dessa inspiração e também uma homenagem a um homem que nos deu tudo o que tinha para dar.
Sobre os autores:
Bruno Horta é jornalista para órgãos de comunicação como o Observador, Público, Diário de Notícias e Expresso. Para além disso, é autor do livro "Uma Década Queer", publicado em 2015.
Helena Morais Soares é licenciada e mestre em Design de Comunicação. O seu trabalho tem marcado presença em diversos projetos, exposições e publicações nacionais e internacionais.
A minha opinião:
Gosto muito de ler biografias porque sinto que me permitem, de certa forma, entrar num patamar mais pessoal e percecionar as pessoas num status mais realista e menos de entidade famosa inatingível. Gosto especialmente de ler biografias que saem foram da caixa do convencional e aguçam a imaginação e os sentidos do leitor, como é o caso desta.
Desde muito nova fui habituada e altamente incentivada a ouvir música portuguesa, especialmente de artistas de gerações anteriores à minha, muito por influência dos meus pais e avós. O artista António Joaquim Rodrigues Ribeiro - popularmente conhecido como António Variações - foi uma constante em viagens de carro e serões de festa em família pelo que não foi difícil desenvolver uma apreciação (ainda que meia inconsciente) pelas suas músicas e, mais tarde, um forte apreço pela sua irreverência.
Este formato irreverente, colorido e chamativo assenta que nem uma luva e faz jus à essência do artista que se destaca, entre tantas outras coisas, pela sua singularidade. As ilustrações, de Helena Morais Soares, são verdadeiramente apelativas e conferem uma ligeireza à leitura, compondo par perfeito com o texto informativo, de Bruno Horta, que levanta o véu sobre a vida curta mas tão intensa de António Variações.
Fiquei fascinada com tudo o que dele já conhecia e com o outro tanto que desconhecia mas acima de tudo por poder conhecer de forma mais detalhada o seu desenvolvimento pessoal e profissional, a jornada de autoconhecimento, de aceitação e afirmação, com a perseverança e criatividade que lhe eram tão características.
Definitivamente, um must-read para os fãs do artista!
0 comentários